

Irmãs Ursulinas...Por quê?
URSULINAS é o nome como são conhecidas muitas Congregações que se inspiraram em Santa Ângela Merici, fundadora da Companhia de Santa Úrsula (ano de 1543).
CATARINA, escrevendo as Constituições, quis dar à pequena família o caráter de COMUNIDADE RELIGIOSA e se inspirou nas Regras de S. Ângela Merici, porque eram mais semelhantes àquilo que já viviam há uns trinta anos: testemunhar a caridade educativa através da sua consagração na educação a juventude.
... de São Jerônimo de Somasca
A Congregação foi fundada no povoado de Somasca, terra onde viveu São Jerônimo de Somasca, pai dos órfãos e abandonados e testemunha do amor por Jesus Crucificado. Santa Ângela e São Jerônimo são MODELOS SIGNIFICATIVOS de Santidade para a nossa Espiritualidade e Missão.


Nossa História
Nossa história começa com CATARINA e JUDITE CITTADINI, duas jovens mulheres confiantes na Providência de Deus, preocupadas, corajosas, atentas aos sinais dos tempos capazes de dara a vida a um PROJETO EDUCATIVO fundado na CARIDADE EVANGÉLICA.
Catarina Cittadini nasceu em Bergamo-Itália as 28 de setembro de 1801.
Judite Cittadini nasceu aos 19 de julho de 1803, Bergamo. Ficaram órfãs de pai e mãe e em 1808 foram acolhidas no Orfanato do Conventino, em Bergamo.
O diretor do orfanato, Padre José Brena, acompanhou as duas irmãs no seu crescimento as iluminou na vida cristã e na escolha fundamental.
Catarina e Judite, aos 21 e 19 anos, respectivamente, deixaram o Orfanato com o diploma de professoras e foram acolhidas na casa dos primos Padre João e Antônio Cittadini.
Catarina foi nomeada professora do ensino primário na escola municipal de Somasca, para onde a cada dia se dirijia com a irmã, Judite.
Depois de muitos sacrifícios, as duas irmãs se estabeleceram numa humilde casa em Somasca.
O ideal das duas era "SEGUIR JESUS CRISTO NA VIDA RELIGIOSA". Neste sentido, foi de grande importância o conselho de Padre Brena, que lhes disse: "VOCÊS SERÃO AS PEDRAS FUNDAMENTAIS DE UMA NOVA CONGREGAÇÃO EM SOMASCA".
Catarina e Judite, no ano de 1829, começaram em Somasca um escola e se dedicaram às meninas pobres, às órfãs e às educandas.
Outras companheiras se uniram a elas como colaboradoras, no mesmo espírito, no serviço educativo às jovens e na evangelização.
Judite morreu no dia 24 de julho de 1840 e Catarina, sustentada por uma grande FÉ, aceitou a provação e se entregou à PROVIDÊNCIA DE DEUS.
Em 1844, Catarina assinou com as primeiras três companheiras um contato de sociedade e se prontificaram a observar a Regra das Ursulinas por ser mais semelhante ao espírito e ao estilo de vida em que já viviam.
A VONTADE DE SE CONSAGRAR A DEUS se fez cada vez mais clara e Catarina dedicou toda a sua vida à obra educativa e a formação da comunidade religiosa; escreveu as regras da futura Congregação e pediu ao Bispo de Bergamo a aprovação do Instituto.
Inúmeras são as dificuldades, incompreensões, mas no fim a firmeza, a perseveraça, a fé e sobretudo a humildade da Madre Catarina a levaram a vencer as barreiras do processo de fundação.
CATARINA, porém, deixou esta terra para o céu no dia 05 de maio de 1857, depois de ter convidado as sete primeiras companheiras a confiarem em Deus na certeza de que a obra continuaria.
O bispo de Bergamo aprovou oficialmente a Congregação no dia 14 de dezembro de 1857.
As Irmãs Ursulinas de Somasca continuam a crescer TESTEMUNHANDO O REINO DE DEUS COMO VERDADEIRAS MÃES EM CRISTO.


![]() Pintura da Beata Catarina e Judite | ![]() Beata Catarina e Madre Judite |
---|---|
![]() Lago de Vercurago Italía | ![]() Somasca - Itália |
![]() Calozio - Somasca | ![]() Casa Mãe - Somasca - Itália |
![]() Relíquias - Somasca | ![]() Crucifixo - Igreja de Somasca IT |
![]() Caminho - Somasca | ![]() Quadro do Museu de Somasca - IT |
![]() Relíquia Beata Catarina em Bergamo | ![]() Relíquia Beata Catarina em Bergamo |
![]() Relíquia - Bergamo - IT |